

Instituto Caobijubá de Estudos da Capoeira Angola e Tradições Folclóricas Brasileiras

Nossa História
Somos uma iniciativa Sócio-cultural-educacional pioneira de ação continua na região da Vila de Serra Grande. Desde 2003 oferecemos aulas, vivencias e eventos de Capoeira Angola, dança Afro, percussão e samba para a comunidade da vila de Serra Grande. município de Uruçuca, e região de Ilhéus , Itabuna e Itacaré. Temos por princípio o trabalho em comunidade e o fortalecimento social através das artes, da manutenção permanente dos Mestres populares e da cultura afro brasileira.
Entre muitas iniciativas ao longo dos anos trabalhamos por 3 anos voluntariamente na Escola Rural “Dende da Serra” e no Centro de Cultura Casa do Boneco Itacaré, trouxemos para a região os conceitos da BIO-Construção e divulgamos a filosofia e técnicas da Permacultura com vivencias em nossa sede rural.
Há 15 anos na região, temos as raízes da Capoeira Angola plantadas no chão, zelando pelo bem imaterial sob o legado de Mestre Joao Grande – ícone da cultura popular baiana.
Conhecido por Trovão da Serra, o bloco carnavalesco nascido em 2004, difunde a musica e os ritmos tradicionais promovendo um carnaval sadio e rico de cultura popular para Serra Grande , Ilhéus e Itacaré. Esta iniciativa proporciona há anos aulas gratuitas para adultos e crianças da região.
Festival internacional DanceBatuKeira
Realizamos desde Julho de 2004 semestralmente um evento de Dança, Capoeira Angola e Percussão aberto gratuitamente para participantes da comunidade. O Evento semestral DanceBatuKeira acontece de forma continua, quando traz para a comunidade aulas de Capoeira Angola, percussão, danças e palestras. Em nosso evento de inverno todas as atividades do DanceBatuKeira são estendidas `as escolas públicas da região, em forma de palestras especificas para os alunos e o corpo docente, e também em bolsas de estudo do evento.
O Festival Internacional DanceBatuKeira fomenta o turismo consciente de base comunitária e aquece a economia local, atraindo para região nos últimos anos mais de duas mil pessoas.
O festival reuniu mais de 2000 participantes de diferentes regiões do Brasil e de outras 20 nacionalidades, como EUA, México, Itália, Grécia, Alemanha, Inglaterra, Israel, Índia, Rússia e Japão. Vale também ressaltar a participação ao longo desses anos de 52 mestres de capoeira, dentre os quais grandes nomes de reconhecimento mundial, como os mestres João Grande, Suassuna, Cobra Mansa e Giba Conceição. Toda esta movimentação já levou o "Dancebatukeira" a ser reconhecido pela mídia nacional e internacional, através de matérias em veículos como a Folha da APA Serra Grande Itacaré, Jornal do Brasil, Denison University News, The NewYork Times, entre outros.