
Lideranças

Gunga vem de uma familia com Mestres de capoeira, primos e tios que sempre o incentivaram a aprender e o iniciaram na capoeiragem. Fez parte do coletivo de capoeira angola em sua cidade com todos angoleiros da família. Em 2005 funda seu grupo Quilombo de Angola onde permanece até integrar o centro Angola OuroVerde- Bahia.
Por 15 anos fez parte do grupo fundador do projeto de escola Afro Centrica "Vila Esperança" enquanto professor de Capoeira Angola, Ogã , Palestrante e professor de folguedos e danças populares. Atualmente desenvolve seu trabalho de Capoeira Angola em escolas municipais e seu espaço.


Músico conhecido participa de vários projetos musicais em grupos de samba de roda, pagode, maculelê, grupos de afoxé, percussivos, de percussão colombiana, e de musicalidade de capoeira. Participou de 36 edições do Festival DanceBatukeira (Bahia), e também em diversos outros festivais de capoeira, dança e musica como FICA-Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental (Goiás).
Contra Mestre Gunga orienta e leciona workshops em várias ocasiões na Cidade do México, Xalapa e Mérida; na Europa; Mogi das Cruzes; São Paulo e em Serra Grande-Bahia.



inicialmente como aluno, depois como auxiliar, e há oito anos com a reponsabilidade, reconhecimento de Professor de Capoeira do Centro de Capoeira Angola OuroVerde.
Além de dar aulas em eventos, pousadas, em assentamento , regularmente dá aulas de Capoeira Angola na sede da Associação de Moradores do Sargi, para crianças de 6 a 12 anos, jovens e adultos.
Nativo da vila de Serra Grande , municipio de Uruçuca -Bahia, cresceu imerso no dia a dia da cultura baiana.
Aos 9 anos começou a estudar capoeira angola com a mestra Tisza Coelho da Angola OuroVerde em Serra Grande -Bahia e depois com o mestre Cabello Rolim.
Em sua vivência na capoeira Angola, Romeu adquiriu conhecimentos de pedagogia, das tradições orais da escola do Mestre João Grande , de percussão baiana, de percussão do Rio de Janeiro e tambores afro brasileiros. Liderou aulas no Barracão D` Angola de capoeira e percussão; aulas de capoeira angola e percussão de ritmos afro-brasileiros na Escola Rural Dendê da Serra; está implantando a capoeira Angola no assentamento Santa Maria Bahia.

Em sua vivência na capoeira Angola, Romeu adquiriu conhecimentos de pedagogia, das tradições orais da escola do Mestre João Grande , de percussão baiana, de percussão do Rio de Janeiro e tambores afro brasileiros. Liderou aulas no Barracão D` Angola de capoeira e percussão; aulas de capoeira angola e percussão de ritmos afro-brasileiros na Escola Rural Dendê da Serra; está implantando a capoeira Angola no assentamento Santa Maria Bahia.

Em janeiro de 2015 ganhou o título de professor do Centro de Capoeira Angola OuroVerde tornando-se o primeiro aluno multiplicador formado na região. Romeu já participou de diversas conferências de Capoeira Angola no Brasil , como : 40 edições do Festival Internacional de Capoeira Angola/ Dança /Percussão DanceBatuKeira de 2004 a 2024;
Conferência Internacional da FICA em Belo Horizonte 2010,em Cachoeira-Bahia em 2011, em Valença 2018; participou do evento Vadiar entre Amigos no Rio de Janeiro2011; Evento de Capoeiraa Angola na Universidade Rural do Rio de Janeiro em 2011 entre outros atuais.


Na Europa em 2019 ministrou cursos na França, Itália e Finlândia por 3 meses. Ao México foi à convite do evento "Vamos vadiar" em 2018.
Realizou seus estudos do fundamental na escola Waldorf Dendê da Serra através da metodologia de ensino antroposofica baseada na pedagogia criada por Rudolf Steiner.
Romeu leva a cultura tradicional para as ruas da vila e se apresenta no Sarau serra viva desde a primeira edição.
Participações nos CD:
Velho Angoleiro
Viola Angoleira

É educador ambiental e cultural, atuando no ensino formal e informal. Também desenvolve projetos coletivos de práticas culturais e educação ambiental, atuando como educador, produtor e gestor. É professor de capoeira angola para crianças e adultos, formado pelo Centro de Capoeira Angola OuroVerde.


Atualmente é professor e gestor na Casa Cultural do Querosene (intagram.com/casaculturalquerosene ), e atua como educador no Colégio Nossa Senhora do Morumbi, em São Paulo. Também atua como percussionista em coletivos e iniciativas culturais - entre elas o grupo Água de Menino, liderado pelo Mestre Kenura.
Concluiu o mestrado em Ciências Ambientais no programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, na Universidade Estadual de Santa Cruz (PRODEMA - UESC), com projeto de investigação na área de Educação Ambiental. É Bacharel em Física (2014) e possui graduação incompleta em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (2009) e mestrado incompleto em Física (Cosmologia e Gravitação) na Universidade de Campinas (2014). É formado professor do Centro de Capoeira Angola OuroVerde (2017), com sede em Serra Grande, Bahia.

